Últimas Novidades

15/11/2014 20:02:03
Projeto Lontra é ampliado na Lagoa do Peri para receber o público
Instituto Ekkos reinaugurou o espaço neste sábado
Fonte da imagem: Diorgenes Pandini / Agência RBS
Um refúgio animal perfeito, em meio a natureza e na margem da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, foi inaugurado neste sábado para o público poder conhecer e aprender sobre as lontras e outros mamíferos aquáticos que habitam as águas doces de Florianópolis. O centro de pesquisas e conservação do Instituto Ekko, onde há 28 anos funciona o projeto Lontra, foi totalmente reestruturado, e os visitantes poderão aprender sobre educação ambiental e avistar por uma trilha além das lontras, a Irara e o Guaxinim.

O veterinário responsável técnico Rogério Leonel Vieira explica que os animais já estão totalmente integrados com o novo ambiente, feito de forma totalmente ecológica e simulando o habitat natural: 

- A maioria dos animais chegaram aqui filhotes ou machucados, e não é possível devolvê-los para a natureza. Com esta nova estrutura, eles têm espaço suficiente para nadar, subir em árvores. O público pode observar pelo vidro e conhecer a espécie, já que é muito difícil de avistar as lontras e iraras na natureza, e os bichos não ficam com medo , destaca. 

Na inauguração desta sábado para convidados, o encantamento e a curiosidades das crianças e famílias ao ver os animais era perceptível. As irmãs Manuela, 7 anos, e Sofia, 3 anos, ficaram na ponta dos pés para conseguir ver através do vidro a lontra que nadava com maestria:

- Achei muito legal, eu nunca tinha visto antes - contou Manuela.

A mãe das meninas, Lizane França Alves, ficou ainda mais encantada que as filhas: 

- Achei o lugar maravilhoso, moramos aqui perto e eu nunca tinha vindo. Sou professora e pretendo trazer meus alunos também -disse. 

Ecovoluntários colaboram com pesquisas e manutenção 

O Programa Petrobras Socioambiental patrocina o projeto Lontra, e além disso o instituto recebe ecovoluntários do mundo todo, que pagam para vir até o local para desenvolver pesquisas e fazer turismo ambiental. Um barco solar desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina é utilizado para monitorar a ação das lontras na Lagoa do Peri. 

O fundador do projeto, Oldemar Carvalho Junior, conta que quando adquiriu a área, nos anos 80, tinha o sonho de criar um fundação de auxílio a natureza, e hoje tem o maior orgulho de ver o resultado: 

- Nossa equipe cresceu, temos muitos profissionais excelentes, e conseguimos
expandir o nosso trabalho de conservação - explicou. 

Serviço: 

Instituto Ekko Brasil - Projeto Lontra 
Rua Euclides João Alves s/m - Lagoa do Peri - Florianópolis 
Atendimen de segunda a sexta, das 8h às 10h e das 16h às 18h 
Fins de semana e feriados mediante agendamento 
Taxa de manutenção: R$10 Adulto e R$ 5 criança 
Mais informações: (48) 3237 5071 ou atendimento@ekkobrasil.org.br
Fonte do texto: ClicRBS

Autor: Hora SC / Gabriela Wolff
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados