Últimas Novidades

23/08/2014 01:36:35
Florianópolis sedia neste final de semana o 21º Açor, a principal festa da cultura açoriana
Serão três dias com apresentações de 71 grupos folclóricos de 25 cidades do Estado
Fonte da imagem: Marco Favero / Agência RBS
Depois de 20 edições, Florianópolis vai sediar a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor). De sexta-feira até domingo, Santo Antônio de Lisboa recebe com estandes culturais e gastronômicos 71 grupos folclóricos de 25 cidades do Estado. Além de apresentações artísticas e exposições culturais, o público do evento vai poder por a mão na massa em oficinas gratuitas de renda de crivo, tecelagem, cerâmica figurativa, cestaria e renda de bilro. 

— Floripa, que é considerada a 10ª ilha do Arquipélago dos Açores, tinha ficado de fora até agora por falta de apoio da prefeitura. É que não se trata apenas de sediar. Fazemos um trabalho importante nas escolas, com as gerações que vão manter as tradições e as gestões passadas não foram parceiras — critica o diretor do Núcleo de Assuntos Açorianos (Nea) da UFSC, Joi Alves. 

Os preparativos começaram ainda na terça-feira, com a montagem do palco principal do evento ao lado da Igreja Nossa Senhora das Necessidades e armação de tendas ao longo da Rua Cônego Serpa. 

— É uma festa importante, com o que tem de melhor da cultura açoriana. Já fui uma vez em São Francisco do Sul e gostei bastante — disse o proprietário do Bar Gambarzeira, Edenaldo Lisboa da Cunha, o Feijão.

Algumas atrações

- 71 grupos folclóricos de cidades do Estado
- Estandes gastronômicos
- Lançamento dos livros Desde o Tempo da Pomboca, de Maria Armênia Wendhausen e Wilmara Figueiredo, e Cinzas de Sabrina, de Pedro Paulo Viveiros Câmara. 
- Exibição de vídeos temáticos que retratam a religiosidade, festas populares, touradas, artesanato e danças folclóricas da cultura açoriana no estande da Fundação Franklin Cascaes.

Participe

O quê: 21º Açor - Festa da Cultura Açoriana
Quando: de amanhã até domingo. A abertura será amanhã às 19h30min.
Onde: Santo Antônio de Lisboa
Mais informações no site www.nea.ufsc.br
Fonte do texto: ClicRBS

Autor: DC/Notícias
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados