Últimas Novidades

13/05/2014 23:47:24
Museu do Lixo abre visitas monitoradas à comunidade
Programação faz parte da Semana Internacional dos Museus
Fonte da imagem: Adriana Baldissarelli

Inscrito na programação da 12ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Lixo da Comcap realiza a partir desta quarta-feira (14) visitas monitoradas com escolas públicas e privadas, oficinas de reaproveitamento de recicláveis como a que ensina a fazer sabão com óleo de cozinha e palestras.

Para facilitar a visitação da comunidade, o Museu do Lixo excepcionalmente vai abrir neste final de semana, segundo informa a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap, Glória Clarice Martins.

Na quinta-feira (15), a experiência de gestão dos resíduos sólidos no Poder Judiciário de Santa Catarina será apresentada em debate no Museu do Lixo, às 14 horas, e na sequência a procuradora regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Analúcia de Andrade Hartmann, fala sobre saneamento ambiental.

Confira a programação completa da Semana de Museus em Florianópolis.

O que é o museu do lixo:

Museu do Lixo, instalado pela Comcap em 25 de setembro de 2003, tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos quatro érres (4Rs) – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da Comcap que pretendia resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.

As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva da Comcap. Hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados.

Saiba mais:

  • O Museu faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Recebe cerca de 6 mil visitantes ao ano, mediante agendamento prévio
  • Possui área de 200 metros quadrados
  • Milhares de itens em processo de catalogação
  • Coleções em destaque: ferros de passar roupa, latas de refrigerante e de cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores
  • Instalação feita em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reutilizados
  • Criação de personagem – Neiciclagem, o embaixador do meio ambiente – para monitoria ambiental e oficinas de reciclagem

Agendamento de visitas:

(48) 3261 0408
educacao.ambiental@comcap.org.br

Fonte do texto: PMF

Autor: COMCAP - Meio Ambiente
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados