Últimas Novidades

08/02/2014 01:33:08
Projeto Orla faz sua primeira reunião de 2014
Reunião serviu para estabelecer agenda para este ano
Fonte da imagem: Rosália Pesato/PMF
A Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla realizou na quarta-feira (5) sua primeira reunião do ano, com o intuito de avaliar as ações desenvolvidas em 2013 e planejar estratégias para 2014.

O Projeto Orla é gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente e Secretaria do Patrimônio da União. A intenção é elaborar políticas para o uso adequado da orla marítima, promovendo o ordenamento dos espaços litorâneos sob o domínio da União nas cidades brasileiras. Em Santa Catarina é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Secretaria do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC).

Em nível municipal, participa o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) é um órgão colaborador do Projeto Orla e tem dois representantes integrando a Comissão Técnica Estadual.

Durante a reunião, ficou decidido que serão promovidas capacitações para os instrutores do Projeto Orla que atuam nos municípios, no intuito de padronizar os trabalhos que serão entregues para análise da Comissão Técnica Estadual. Também foi estipulado o cronograma para as próximas reuniões do grupo em 2014: 23 de abril, 4 de junho, 27 de agosto e 19 de novembro.

Além da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, participaram representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Capitania dos Portos, Secretaria do Patrimônio da União, Ibama, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Univille, Unisul, Univali, Udesc e Ufsc.

Todos podem contribuir

A elaboração do Projeto Orla é participativa e são convidados representantes do governo federal, estadual e municipal, além de entidades da sociedade civil organizada, iniciativa privada e comunidade em geral para debaterem o uso da orla e detalharem as necessidades para cada região.

“É uma excelente oportunidade para melhorar o uso da área costeira e torná-la um ambiente agradável para toda a sociedade. Unindo forças podemos beneficiar toda a população e desenvolver o turismo de forma sustentável”, destaca a gerente de Políticas para o Turismo da SOL, Marta Régis Fogaça.

Os municípios de Florianópolis, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí, Itapoá e Itapema já estão desenvolvendo o Projeto Orla, com a realização de oficinas e reuniões com a comunidade. Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Governador Celso Ramos, São Francisco do Sul, Navegantes e Penha também já estão em processo inicial de implementação das atividades.
Fonte do texto: ORLA - Meio Ambiente

Autor:
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados