Últimas Novidades

04/08/2015 22:44:09
Lagoa do Peri é indicada para o Bandeira Azul
As bandeiras deverão ser hasteadas até dia 15 de dezembro
Fonte da imagem: Divulgação

Os jurados do Programa Bandeira Azul se reuniram em Brasília em 30 de julho para listar os nove candidatos à Bandeira Azul para a temporada 2015/2016 e o Parque da Lagoa do Peri, está entre as indicações desta temporada. Destas nove indicações, cinco já foram aprovadas por se enquadrarem em todos os quesitos que o programa exige.

A Diretoria de Gestão Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) se reuniu com os responsáveis pelo Programa Bandeira Azul do Brasil para o repasse de informações que foram fornecidas através de um questionário respondido pela responsável de educação ambiental da DEPUC, a engenheira-agrônoma Cláudia Queiroz, e o estagiário Gabriel Costa.

Em setembro, os júris irão se reunir na Dinamarca para reavaliar os candidatos brasileiros e os demais candidatos de todo Hemisfério Sul. O resultado final do programa será divulgado nos primeiros dias de outubro.

A partir do dia 1º de novembro e aténo máximo 15 de dezembro, as bandeiras deverão ser hasteadas.

O que é Bandeira Azul?

Praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos em quatro categorias (educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental). Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil é o Instituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e, finalmente, pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.


Renovação já aprovada:

Marina Costabella – Angra dos Reis, Rio de Janeiro;

Marinas Nacionais – Guarujá, São Paulo;

Praia do Tombo – Guarujá, São Paulo;

Prainha – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;


Candidatos aprovados para primeira temporada:

Lagoa do Peri – Florianópolis, Santa Catarina;

Lagoa do Iriry – Rio das Ostras, Rio de Janeiro;

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, Santa Catarina;

Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador, Bahia;

Praia do Remanso – Rio das Ostras, Rio de Janeiro.

Fonte do texto: PMF

Autor: FLORAM - Meio Ambiente
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados