Últimas Novidades

07/12/2014 00:02:51
Autoridades e empresários discutem formas de expandir o turismo em SC
Seminário promovido pelo Lide irá discutir como deixar SC mais competitiva no mercado
Fonte da imagem: Charles Guerra / Agência RBS
Buscar respostas e apresentar soluções para alavancar o turismo em Santa Catarina é o objetivo do Seminário Internacional de Turismo que irá reunir empresários, pesquisadores, investidores e autoridades públicas em Florianópolis amanhã. O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). A ideia é promover debates para discutir oportunidades e tendências para um mercado turístico mais competitivo, tanto nacional como internacional. 

O turismo de luxo, o mercado náutico e o uso do cinema para ganhar projeção e divulgação nacional são ações que estão em alta nos grandes centros turísticos do mundo e serão debatidos nas mesas e palestras do evento. O presidente do Lide em Santa Catarina, Wilfredo Gomes, ressalta que o grupo, composto por empresários relevantes do Estado, promove eventos em SC desde 2013. Neste ano foram realizados no Estado mais de 20 encontros que abordaram temas ambientais, sociais, empresariais e até mesmo de cunho eleitoral. Um dos pontos-chave dos seminários é a participação de autoridades públicas.

Evento está dividido em cinco painéis 
Neste ano estão confirmadas a presença do Governador Raimundo Colombo, do sócio-fundador da Matueté, Bobby Betenson; do diretor-geral da Propaganda GEM, Lorenzo de Miranda; do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz; e o CEO da Mike Derrett Marine, Mike Derrett. O evento está dividido em cinco painéis, com os temas: atendimento personalizado e o turismo de luxo; a influência do cinema no turismo; turismo de eventos; exposição dos potenciais turísticos das cidades de SC e projeção para 2015 e Mercado Náutico – Marine Development. 

– Florianópolis e Santa Catarina têm um potencial muito forte, mas continuamos na dependência do turismo de verão. Temos que trabalhar o turismo de forma global – destaca Gomes. 

Ideias e problemas do turismo no Estado
Entre os temas a serem expostos no seminário está o turismo de luxo, turismo cinematográfico e o mercado náutico. Empresários e entidades públicas discutem ideias e ações para desenvolvimento. No segmento de turismo de luxo, hotéis e resorts são projetados para oferecer ao turista comodidade, privacidade, atendimento personalizado e sofisticação. Para Wilfredo Gomes, presidente do Lide em SC, este é um dos setores menos explorados no Estado. 

– Não temos ações voltadas para a qualificação de profissionais e nossos serviços ainda deixam muito à desejar, tanto na rede hoteleira quanto na estrutura das cidades e entretenimento – observa. 

Outro setor alvo de debates no evento, é a utilização da influência do cinema para divulgar a região. O secretário de Turismo do Estado, Filipe Mello, adianta que para o ano que vem o Estado terá uma participação mais efetiva na produção cinematográfica, já que recebeu a aprovação da Agência Nacional do Cinema (Ancine) no valor de R$ 3 milhões para desenvolvimento da indústria cinematográfica em SC. 

– É um projeto que vai incentivar ações e potencializar o desenvolvimento turístico, com apoio de ações cinematográficas – destaca. 

Em relação ao mercado náutico, Gomes cita o exemplo de Florianópolis e critica a falta infraestrutura mínima que uma ilha com potencial turístico náutico deveria ter. 

– Somos reféns de uma ou duas marinas. O investimento neste setor geraria automaticamente mais empregos e ampliaria o leque de ofertas de trabalho – lembra. 

O secretário de Turismo, observa que o primeiro passo é marco legal - leis que regularizem a construção de equipamentos náuticos. Ele destaca que o Plano Diretor dos municípios devem contemplar os equipamentos necessários para o desenvolvimento náutico, como por exemplo piers e marinas.

SERVIÇO
O quê:
 Seminário Internacional de Turismo 
Quando: segunda-feira (8/12) 
Onde: Il Campanário Resort, em Jurerê internacional, Av. Búzios, 1760 – Jurerê Internacional – Florianópolis/SC 
Horário: das 8h às 15h30min 
Credenciamen das 8h às 8h30min - O Seminário Internacional de Turismo será um encontro para convidados e filiados do LIDE, grupo que durante este ano promoveu diversas ocasiões para debates e networking e encerra 2014 com esse grande evento. 

O LIDE 
Grupo de Líderes Empresariais tem mais de1.620 empresas filiadas no Brasil e tem objetivo de difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. O Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, presente em 12 estados brasileiros. Em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE já conta com mais de 60 empresas filiadas e promove encontros e eventos.
Fonte do texto: ClicRBS / DC - Economia

Autor: Mônica Foltran
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados