Últimas Novidades

08/08/2014 14:09:05
Lançamento da Festa Açoriana terá homenagens
Prefeitura de Florianópolis será uma das homenageadas no lançamento do 21º Açor, no Ribeirão da Ilha
Fonte da imagem: Divulgação/ NEA

Um dos distritos mais antigos de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha, será palco de homenagens nesta sexta-feira (8). Pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano vão receber na região o Troféu Açorianidade.

A cerimônia acontece às 19h30, no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, marcando o lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, a maior promoção do gênero no país. Esta é a primeira vez que o evento acontece na capital catarinense.

Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Açor será realizado no período de 22 a 24 de agosto, em Santo Antônio de Lisboa, distrito do Norte da Ilha de Santa Catarina que também tem forte ligação com os Açores. A festa é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio do Governo dos Açores, Santur e Secretaria de Estado de Organização e Lazer, por meio do Funcultural.

No lançamento do 21º Açor, serão entregues 11 estatuetas, sendo nove troféus alusivos às ilhas que integram o arquipélago português e um referente à Ilha de Santa Catarina, que carinhosamente é considerada a décima ilha açoriana. Também será homenageada com troféu a Prefeitura de Florianópolis pelo fato de ser o município anfitrião e parceiro na organização da festa.

Os agraciados foram indicados e aprovados em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do NEA, que é integrado por 65 instituições responsáveis por preservar os traços da cultura açoriana e com sede no litoral de Santa Catarina (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). Já a estatueta que será entregue aos homenageados tem design assinado pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão).

Festa açoriana

Com entrada gratuita e aberta ao público, a 21ª edição do Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. A festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana.

Em 2014, representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público.

Durante os três dias de festa estão programados cerca de 50 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 22 e 23 de agosto. No sábado (23), às 10 horas, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá um desfile folclórico reunindo todos os grupos participantes da festa.

No domingo (24), às 9h30, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino e celebração de missa na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Além dessas atividades, o evento contará com uma praça de alimentação onde serão oferecidos quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense, juntamente com variada programação cultural.

Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.

O quê: Lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

Entrega do Troféu Açorianidade 2014

Quando: sexta-feira (8) – 19h30

Onde: Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa

Praça Hermínio Silva s/nº - Freguesia do Ribeirão

Informações: (48) 3324-1415 – Fundação Franklin Cascaes

(48) 3721-8605 – Núcleo de Estudos Açorianos

www.nea.ufsc.br

Fonte do texto: PMF

Autor: FCFFC - Cultura
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados