Últimas Novidades

01/07/2015 21:14:34
Senhor dos Passos ganha praça no centro da cidade
Projeto aprovado na manhã desta quarta-feira retrata a história religiosa da Capital
Fonte da imagem: Martinho Ghizzo/PMF

Com 1.940 metros quadrados, a área localizada entre as ruas Bulcão Viana, José da Costa Moelmann e Silva Jardim, no centro de Florianópolis, que passou anos sem uso, irá transformar-se em praça, com ampla estrutura paisagística. O projeto foi aprovado na manhã desta quarta-feira (1º).

A nova área de lazer da Capital irá chamar-se praça Senhor dos Passos e fará uma homenagem ao Irmão Joaquim, que se dedicou à fundação do Hospital de Caridade e tantas outras instituições assistenciais no Brasil.

O projeto, apresentado na auditório do hospital, retrata a história do aterro do local e das tradições religiosas que se fundem com a colonização de Florianópolis. Com localização privilegiada, próxima a instituições de grande visibilidade, como Sesc Prainha, Tribunal de Justiça do Estado, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Instituto Estadual de Educação e Hospital de Caridade, a praça deve tornar-se uma nova referência em áreas de lazer da Capital.

No local, haverá uma estátua em homenagem ao Irmão Joaquim, uma fonte e paisagismo referenciando os tapetes de Corpus Christi, em forma de mosaicos.

“Será uma justa e bela homenagem não somente à trajetória do Irmão Joaquim e do Hospital de Caridade, mas também irá retratar uma importante fase da história de Florianópolis”, afirmou o provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Luis Mario Machado.

Com o projeto aprovado, agora a Prefeitura irá buscar parcerias para realizar a obra, que, depois da conquista dos recursos, poderá ser entregue em até cinco meses.

“Será mais um presente para a cidade, é um região de referência no Centro e não é fácil retratar a história em um projeto paisagístico, mas isso foi possível e ficou muito bom, bem colorida, bem atrativa”, avaliou o prefeito Cesar Souza Junior.

A praça Senhor dos Passos

Área: 1.940 metros quadrados

Paisagismo: baseado na trajetória do Irmão Joaquim, retratando a memória cultural e religiosa de Florianópolis.

Elementos:

- A fonte –  a proposta é de um chafariz brotando do chão, “furando” o piso e se projetando para o alto, podendo ser visto a partir da avenida Mauro Ramos e rua Silva Jardim.

- Os mosaicos - irão retratar as procissões de Corpus Christi e Senhor do Passos como referência religiosa e patrimônio imaterial de Florianópolis.

- Passagens - os pedestres farão os mesmos percursos que hoje costumam fazer pela área, que continuará plana e sem obstáculos.

Fonte do texto: PMF

Autor: SEC - Comunicação
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados