Últimas Novidades

21/03/2015 13:55:19
Trilha da acessibilidade em fase de acabamento
Novidade do Parque do Córrego Grande será inaugurada na segunda-feira, dia do aniversário de Floripa
Fonte da imagem: Petra Mafalda/PMF

Equipes da Floram estavam engajadas na tarde desta sexta-feira (20) nos últimos preparativos para a inauguração da primeira trilha ecológica acessível da cidade, que fica no Parque do Córrego Grande.

O evento de inauguração, marcado para segunda-feira (23), às 15 horas, é mais um presente da Prefeitura para o aniversário de 289 anos de Florianópolis. A trilha tem 131 metros e fica em meio à mata nativa.

De acordo com o assessor técnico de gestão ambiental da Floram, Gilberto Napoleão, o projeto foi pensado para atender a todos. A pavimentação é ecológica, sem utilização de cimento. Ao longo dela, há cordas-guia, placas com informações sobre a trilha e sobre as espécies nativas em inglês, espanhol, Braille (para deficientes visuais) e em linguagem de sinais (para deficientes auditivos).

“Pesquisamos tudo o que uma trilha precisava para estar completa, acessível a todos, e conseguimos. Acredito que seja a primeira completa da região”, acentuou.

A primeira trilha ecológica acessível de Florianópolis é resultado de uma parceria público-privada. Empresas engajadas na acessibilidade entraram com material e mão de obra. As placas indicativas são resultado de compensação ambiental. “Corremos atrás das parcerias para tirar a ideia do papel. O resultado foi uma trilha completamente acessível sem gerar gastos aos cofres públicos”, destacou o assessor técnico da Floram.

O parque

Situado no bairro do Córrego Grande, região central de Florianópolis, o Parque Ecológico Municipal Prof. João David Ferreira Lima ocupa uma área de 21,3 hectares. Rodeadas por mata nativa, as trilhas contam com placas de sinalização e de identificação de cerca de 100 espécies de árvores. 

Fonte do texto: PMF

Autor: FLORAM - Meio Ambiente
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados