Últimas Novidades

04/12/2014 00:45:43
Estrutura da Ponte Anita Garibaldi na BR-101, em Laguna, deve ser concluída até o fim do ano
Após conclusão da estrutura começa a etapa de acabamentos e pavimentação
Fonte da imagem: Carlos Macedo / Agência RBS

A emblemática ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, se aproxima cada vez mais da etapa final. Quem passa pela BR-101, entre os km315 e 318 já pode perceber que três trechos estão prestes a fechar, faltando apenas a colocação de dez aduelas - peças de concretos que finalizam a parte estrutural

A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) é de que a ligação seja concluída até o final de dezembro. Na tarde desta quarta-feira, o superintendente do órgão nacional em Santa Catarina, Vissilar Pretto, visitou as obrasda BR-101 Sul.

— Estamos acompanhando com visitas periódicas, a ideia é fechar os vãos até o final do ano e na sequência começar a pavimentação e as fases complementares—observa Pretto.

Segundo o Dnit, falta ligar: o trecho corrente norte ao estaiado, pelo vão 34 ao 35, os vãos 35 e 36 (estaiado) e o 36 ao 37 (trecho corrente sul). Outra etapa a vencer é alicitação para a construção dos postes de iluminação na ponte. A empresa vencedora da concorrência deve ser conhecida na semana que vem. 

Na próxima segunda-feira o Dnit deve abrir as propostas e analisar a documentação. O anúncio da empresa vencedora será feito no decorrer da próxima semana. A empresa será responsável pela colocação dos postes de iluminação na ponte. Ainda está sendo decidido o tipo de iluminação: eólica ou solar, que será utilizado. 

Com 2.817 metros de extensão, a ponte em Laguna está sendo erguida sobre o Canal das Laranjeiras e tem previsão de ficar pronta em maio de 2015, conforme contrato. Após a conclusão do trecho estaiado - a parte mais formosa da estrutura, começa a etapa de acabamento, que inclui a pavimentação, colocação das proteções laterais e a pintura das faixas.

Filas na temporada

A obra que começou em 2012, movimenta uma megaestrutura montada no entorno e tende a desafogar um dos trechos mais congestionados da BR-101, Sul. Porém com a previsão de conclusão somente em maio de 2015, mais uma vez turistas e moradores devem enfrentar uma temporada de congestionamentos. 

O superintendente do Dnit/SC, disse que as obras de duplicação no sul do Estado estão em um bom andamento e alguns trechos duplicados devem ser liberados até 19 de dezembro. Pretto destaca o trecho na travessia de Laguna, que dá acesso à ponte e a cidade, no sentido norte / sul.

— As obras vão estar concluídas em junho de 2015, mas até 19 de dezembro vamos liberar cerca de 5 quilômetros de duplicação, aliviando o trânsito naquele trecho— observa.

Fonte do texto: DC - Geral

Autor: Mônica Foltran
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados