Últimas Novidades

20/09/2014 20:29:36
Bustos históricos voltam à Praça XV no sábado
Fixação foi feita com material mais resistente, para evitar novos furtos
Fonte da imagem: Petra Mafalda/PMF

A partir deste sábado (20), a praça XV voltará a contar com os bustos de três personalidades de nossa história. Os originais foram furtados em agosto de 2013. As novas obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com cada uma desta figuras ilustres. Os homenageados pelas peças são o poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles e o jornalista José Boiteux. 

Um quarto busto, do jornalista Jerônimo Coelho, foi confeccionado por outro artista com base em um molde já existente. Segundo Plínio Verani, o tempo entre o início da fase de modelagem das matrizes e sua conclusão foi de 30 dias. Depois disso, as peças, em gesso, seguiram para as cidades de Porto Alegre e São Paulo, onde foram fundidas em bronze. “Em cada uma das etapas, foi preciso checar se estava tudo conforme o planejado e o mais fiel possível às imagens que nos foram passadas”, conta ele. 

Já o escultor Sérgio Coirolo tem ainda a responsabilidade pela confecção do busto da ex-deputada e professora Antonieta de Barros, que não estava na relação das peças furtadas. “Ainda não está definido em qual local da cidade ele será colocado. A ideia é criar um memorial contando a história dela”, informa Dácio Medeiros, superintendente do IPUF.
Fonte do texto: PMF

Autor: IPUF - Cultura
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados