Últimas Novidades

13/12/2015 16:04:51
Lagoa do Peri recebe a Bandeira Azul
O local se destacou pela qualidade ambiental, as ações de educação e sustentabilidade
Fonte da imagem: Petra Mafalda/PMF
O Parque Municipal da Lagoa do Peri recebeu nesta quinta-feira (10) o símbolo físico de local que se destaca por sua gestão ambiental: a Bandeira Azul. O símbolo foi entregue e hasteado no parque por representantes do Instituto Ambientes em Rede, que representam o programa Bandeira Azul no Brasil e certificam locais que se destacam pela qualidade ambiental e que se preocupam com a sustentabilidade.

A representante nacional do Programa Bandeira Azul, Leandra Bernarde, explicou que o parque se adaptou a 34 critérios exigidos pelo programa. “Além da educação ambiental, critérios como segurança de equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental foram exigidos. Todas as avaliações necessárias foram julgadas por júris nacionais e internacionais. Florianópolis está de parabéns, o parque se adaptou e continua melhorando e se destacando”, afirmou.

O prefeito Cesar Souza Junior parabenizou toda a equipe municipal que trabalhou para alcançar os resultados. “A Lagoa do Peri é uma das belezas naturais mais espetaculares do nosso país. E hoje podemos dizer com orgulho que também é a única praia de água doce a receber essa certificação no Brasil. Esse é o resultado de um trabalho integrado, feito com muito esforço por nossos profissionais, que não mediram esforços para que o nosso Parque se tornasse uma das melhores áreas de lazer da região”, destacou.

Ari de Aguiar, morador da Costeira, trabalha há 28 anos vendendo picolés no local e festejou a premiação. “Conheço cada canto desse parque e todos os dias vejo turistas maravilhados com a beleza daqui. É um verdadeiro privilégio poder trabalhar em um local como este e ver como ele está melhorando em estrutura, além de perceber que as pessoas cuidam dele e o preservam”, disse.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul teve inicio em 1987 na Europa e em 2004 no Brasil. Seu objetivo é dignificar o grau de conscientização dos tomadores de decisões para as necessidades de proteger o meio ambiente e incentivar a realizações de ações que conduzam à resolução de conflitos existentes. Para poder concorrer a esta certificação, o Município desenvolveu alguns processos de reestruturação no parque, como a acessibilidade e atividades voltadas para a educação ambiental.
Fonte do texto: PMF

Autor: SEC - Meio Ambiente
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados