Últimas Novidades

16/04/2015 23:41:15
Edital do Floripa Bike sai até o final do mês
Expectativa é a de que o serviço seja opção de transporte público na alta temporada
Fonte da imagem: Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis vai lançar até o final do mês edital de licitação para a concessão do serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas, o Floripa Bike. A intenção da administração municipal é a de que o serviço comece a ser oferecido até o final do ano, de modo a ser mais uma opção de transporte público na próxima alta temporada.

De acordo com a autora do projeto, a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a implantação de todo o projeto se dará em quatro fases, num período de três anos, totalizando 85 estações, 595 bicicletas e 1.190 suportes para “estacionamento” dos veículos. Em cada estação, serão sete bicicletas e 14 suportes.

Definiu-se que o número de suportes será o dobro da quantidade de bicicletas de cada estação para que ela tenha condições de receber as que vierem de outros lugares.

A princípio, o Floripa Bike vai contemplar três áreas da Capital: a região central, Coqueiros e  Trindade/Santa Mônica. Isto em razão da infraestrutura parcial de ciclovias de que dispõem, da baixa velocidade de trânsito permitida nestas regiões e por tratarem-se de “polos geradores de viagens”, tendo em vista o fluxo de estudantes universitários, por exemplo.

Mas as áreas a serem beneficiadas com as bicicletas públicas poderão ser ampliadas, dependendo da avaliação do resultado obtido com o projeto piloto.

Fases

A também chamada fase zero vai contar com 28 estações, 196 bicicletas e 392 suportes. Na fase um, serão mais 24 estações, 168 bicicletas e 336 suportes; na fase dois, outras 20  estações, 140 bicicletas e 280 suportes, e na fase três, mais 13 estações, 91 bicicletas e 182 suportes.

Fonte do texto: PMF

Autor: SEC - Comunicação
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados