Últimas Novidades

19/03/2014 14:32:11
Bons motivos para celebrar os 264 anos de São José
Investimentos em saúde, educação e infraestrutura ampliam a qualidade de vida no município
Fonte da imagem: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
A geração de empregos e a vocação para a indústria colocam São José no caminho para o desenvolvimento. O município, que em 2014 chega aos 264 anos, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e tem 19 de março, dia de São José, como a data de chegada dos primeiros açorianos para ocupar o espaço conquistado por Portugal. Neste dia, a partir de 1750, o local passou a contar com a presença dos colonizadores.

Segundo o pesquisador Osni Machado, a escolha do nome da cidade, inicialmente chamada de São José da Terra Firme, numa oposição à terra da Ilha de Santa Catarina, pode ter sido influenciada pela chegada dos desbravadores no dia da festa do santo. 

— Há também quem diga que o nome pode ser uma homenagem a dom José, rei de Portugal, mas não há registros que indiquem precisamente isso — diz o pesquisador. 

Há vagas

São José é o terceiro município que mais gerou empregos em Santa Catarina em 2013, segundo dados da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Foram 5.433 novos postos formais de trabalho, o que representa 7% do total de oportunidades oferecidas em solo catarinense. A cidade ficou atrás apenas de Florianópolis, com 7.601 ou 10% das novas vagas, e Joinville, que atingiu 6.491 ou 8% das oportunidades de trabalho em Santa Catarina. 

Os bons resultados se justificam com a demanda pela terceirização da prestação de serviços da Capital, carência que impactou em 75% das novas inserções no mercado de trabalho. O comércio fica logo atrás, com 12% das ofertas de emprego. Alojamento, alimentação, reparos e manutenção são os carros-chefes dos prestadores de serviço. Pesca artesanal, maricultura e a produção de cerâmica utilitária também estão nessa lista de atividades. Por servir de corredor de acesso a Florianópolis, São José atende a diversas demandas da Ilha, limitada em sua expansão por estar rodeada pelo mar. 

Vocação para a indústria

O avanço industrial é favorecido, em muitos casos, pelas limitações do setor em Florianópolis, impostas pelas leis de preservação ao meio ambiente na Ilha. 

— Podemos dizer até que São José desenvolve uma vocação para a indústria e deve inclusive superar a Capital em crescimento e geração de renda — explica o sociólogo da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação Leandro dos Santos. 

O comércio é forte. Atualmente, segundo dados da prefeitura do município, são 1,2 mil indústrias, cerca de 6,3 mil estabelecimentos comerciais, 4,8 mil empresas prestadoras de serviços e 5,3 mil autônomos. 

Investimentos

- Até setembro deste ano, a população passará a contar com a Policlínica de Forquilhinhas. Cardiologia, ortopedia e neurologia estão entre as especialidades previstas. Ginecologia, mastologia, pediatria e acompanhamento pré-natal de casos de alto risco também receberão atendimento. Haverá ainda um Centro de Especialidade Odontológica.
- A Unidade Básica de Saúde de Potecas será concluída até julho. A unidade disporá de equipes de saúde da família, vacinação e acolhimento. A Unidade Básica de Saúde de Vista Bela também está em andamento. 
- Em 2013, foram instaladas as creches Nossa Senhora do Rosário, Kobrasol e Lisboa, para atendimento de crianças de quatro meses a seis anos. Até o final de 2014, serão abertas cerca de 2,5 mil novas vagas de educação infantil. 
- Nos últimos 12 meses, foram feitas obras de pavimentação e infraestrutura em 60 ruas dos principais bairros da cidade. 

Programação de aniversário

Dia 19 (hoje)
10h – Missa na Igreja Matriz de São José, seguida pelo corte do bolo na Praça Hercílio Luz.
15h – Lançamento do DVD "O Barro e Canoa", na Casa da Cultura.
19h – Sessão Solene na Câmara Municipal de São José.

Dia 22 (sábado)
8h – Dia Municipal de Vacinação contra o HPV, com as unidades de saúde abertas até às 17h.
10h – Chorinho de São José na Avenida Beira-Mar de São José. 
O evento reunirá gastronomia, grupo de choro, a bateria campeã do Carnaval e a Corte para devolução da chave da cidade.
15h – Beira-Mar em Movimento – especial de aniversário na Beira-Mar.
19h – Show Local, com a participação de cinco bandas na Beira-Mar.

Dia 25 (terça-feira)
14h – Divulgação do resultado do Concurso de Revitalização do Centro Histórico no hall da prefeitura.

Dia 29 (sábado)
20h – São José Super Fight (MMA) no Centro Multiuso.

Dia 30 (domingo)
10h – Sopa de Siri no Centro Histórico.
Fonte do texto: Hora de SC

Autor:
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados