Últimas Novidades

08/05/2015 00:45:57
Ciclo do Divino começa neste sábado na Capital
Abertura das festividades de 2015 será realizada com um desfile de cortejos imperiais
Fonte da imagem: Velho Bruxo

Tradição há mais de dois séculos trazida pelos imigrantes açorianos, as celebrações em devoção ao Espírito Santo já movimentam alguns bairros em Florianópolis.  Neste sábado (9), às 9h30, comitivas de todas as comunidades festeiras da cidade reúnem-se em frente à Casa da Memória para um desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico. A atividade marca a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a programação inclui o encontro das bandeiras do Divino e apresentações culturais no Largo da Catedral. Além de comitivas das 14 comunidades que realizam a festa no município em 2015, o evento terá participação de representações das cidades de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.

A concentração dos festeiros e devotos inicia às 9horas, na Rua Padre Miguelinho, em frente à Casa da Memória, onde será realizado o hasteamento da bandeira do Divino e a bênção dos pãezinhos para distribuição ao público durante o desfile pela região central.

O roteiro do cortejo inclui passagem pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral, onde os participantes se confraternizam. Em caso de chuva, a programação será transferida para o interior da Catedral Metropolitana.

Patrimônio cultural catarinense

Em atenção à Lei Municipal nº 8010/2009, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo em Florianópolis, a Fundação Franklin Cascaes promove a divulgação do calendário festivo de forma coletiva desde 2010. A iniciativa tem como objetivo valorizar e fortalecer essa manifestação cultural, que ocorre no período de maio a setembro.

Além da capital catarinense, dezenas de municípios do litoral preservam essa tradição introduzida pelos açorianos que chegaram ao estado no século 18. Por conta disso, a festividade é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.  

Em 2015, as primeiras Festas do Divino ocorrem em maio, nas comunidades do Estreito, Centro, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha e Trindade. Na sequência, o calendário festivo contempla ainda os bairros do Rio Tavares, Prainha e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto), Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). 

Serviço:

O Quê: Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2015

Quando: sábado (9 de maio) / das 9h às 12h

Onde: Rua Padre Miguelinho – Centro (em frente à Casa da Memória)

GRATUITO


Desfile:

Concentração na Rua Padre Miguelinho – 9h

Saída do cortejo – 10h

Roteiro: Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral

FESTAS DO DIVINO / FLORIANÓPOLIS

Estreito - 15 a 17 de maio

Centro - 21 a 24 de maio

Lagoa da Conceição - 21 a 24 de maio

Ribeirão da Ilha - 22 a 24 de maio

Trindade - 27 a 31 de maio

Rio Tavares - 5 a 7 de junho

Prainha - 6 e 7 de junho

Monte Verde - 12 a 14 de junho

Pântano do Sul - 4 e 5 de julho

Campeche - 18 e 19 de julho

Barra da Lagoa - 28 a 30 de agosto

Santo Antônio de Lisboa - 1 a 6 de setembro

Rio Vermelho - 11 a 13 de setembro

Canasvieiras - 25 a 27 de setembro 

FESTAS DO DIVINO / OUTROS MUNICÍPIOS

São José – 16 a 18 de maio

Santo Amaro da Imperatriz – 22 a 25 de maio

Palhoça – 30 e 31 de maio / 1º de junho

Governador Celso Ramos – 17 a 20 de Julho

Fonte do texto: PMF

Autor: FCFFC - Cultura
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados