Últimas Novidades

17/03/2015 01:49:56
Lançada programação do 289º aniversário da cidade
Prefeito detalha os eventos previstos para comemorar a data
Fonte da imagem: Petra Mafalda/PMF

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Cesar Souza Junior apresentou a programação oficial dos 289 anos da cidade, que será comemorado na próxima segunda, dia 23.

Ao todo, serão duas semanas de eventos esportivos, culturais e educacionais, além de inaugurações, assinaturas de ordens de serviço e entregas de obras. O destaque da programação será no feriado, dia 23, no Parque de Coqueiros.

A festa começa às 9 horas, com corte de bolo e assinaturas das ordens de serviço para as obras de revitalização da avenida Ivo Silveira, em Capoeiras, e da Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, bem como de pavimentação da Servidão Coruja Dourada, no Campeche.

“Nada melhor do que comemorar o cidade a presenteando com obras e grandes ações. Destaco a inauguração creche Hassis, na Costeira, que será uma das melhores do país, as ordens de serviço para o Mercado Público do Continente e a completa restauração da avenida Ivo Silveira”, destacou o prefeito.

Novo mercado

Também será assinada no dia 23 a ordem de serviço para reforma do Terminal Integrado do Jardim Atlântico, que está desativado, para transformá-lo no Mercado Público do Continente, conforme determinado por lei municipal. As obras do novo mercado da cidade, que terá 2.150 metros quadrados de área, com 28 boxes de quatro a 150 metros quadrados, estão orçadas em aproximadamente R$ 3 milhões.

A seleção dos comerciantes será feita mediante licitação, na modalidade concorrência, do tipo melhor oferta financeira. Já o prazo de concessão será de 15 anos, prorrogáveis por uma única vez, por igual período, caso haja interesse das partes.

Parque do Córrego

Ao longo do dia 23 de março, a população ainda poderá apreciar os encerramentos do campeonato Oceano Surf Amador e do Festival de Skate, na praia do Santinho, e da regata de vela Cidade de Florianópolis, na Lagoa da Conceição, além de atrações no Parque Ecológico do Córrego Grande.

O ponto alto da comemoração no Parque ficará por conta da inauguração da trilha Pau Jacaré, a primeira a garantir acessibilidade na Grande Florianópolis, com 131 metros de extensão e nível de dificuldade baixo. A trilha terá placas informativas em Libras, Braille, português, inglês e espanhol para fácil compreensão de todos os visitantes, independente de serem portadores, ou não, de necessidades especiais. Além disso, o pavimento da trilha não agride o ecossistema local.

O encerramento da programação do dia acontece, ainda no Parque Ecológico do Córrego Grande, com um show musical, quando será cantado “Parabéns a Você” para a cidade, bem como o hino “Rancho de Amor à Ilha”.

Eventos esportivos

O primeiro grande evento esportivo comemorativo ao 289º aniversário de Florianópolis já aconteceu neste domingo (15: foi a tradicional Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz – Troféu Jornalista Roberto Alves, reconhecida pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Federação Catarinense de Ciclismo, tanto que é válida para o ranking nacional e para o Campeonato Estadual de Ciclismo.

Neste ano, a prova resgata a presença internacional, com a participação da equipe de ciclismo Club Amanecer, de Montevidéu, inclusive, com os integrantes da Seleção do Uruguai Ignacio Maldonado e Anderson Maldonado. Mas, entre os favoritos da competição, estão outros dois estrangeiros: o argentino Matias Medici, a equipe Avai/FME, de Florianópolis, e o uruguaio Ramiro Cabrera Gonzalez, da equipe Dataro, de Curitiba.

Depois disso, no dia 21 (sábado), às 8 horas, haverá a abertura do Oceano Surf Amador e do Festival de Skate, na praia do Santinho, e da 1ª Etapa do Circuito Catarinense de Bodyboarding, na Praia Mole. Já no dia 22 (sábado), às 8 horas, ocorrerá a abertura da regata de vela Cidade de Florianópolis, na Baía Norte; no dia 26 (quinta), às 8 horas, inicia-se o Circuito Pro Catarinense de Surf 2015, na praia da Joaquina, e no dia 28 (sábado), às 8 horas, será realizada a regata de remo Cidade de Florianópolis, nas Baías Norte ou Sul.

Atividades culturais e educacionais

Espaços culturais da cidade estarão abrigando exposições até o dia 22 (domingo). Na Casa da Memória, das 10 às 18 horas, poderá ser apreciada uma exposição de fotos antigas de Florianópolis, além do acervo e do banco de imagens da história da cidade. Já na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, das 13 às 19 horas, terá a exposição de artes “Arret”, de Ricardo Kolb.

No dia 20 (sexta), às 16 horas, as rendeiras que frequentam o Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, vão sair do local distribuindo pelas ruas o tradicional “Pão por Deus”. No dia 21 (sábado), ao meio-dia, haverá a abertura da 21ª edição da Maratona Fotográfica da Cidade, com saída do terminal rodoviário da Rita Maria, evento que se estende pelo dia 22 (domingo).

No dia 25 (segunda), às 8h30, no Terminal de Integração da Lagoa da Conceição, ocorrerá a inauguração do stand do “Floripa Letrada”, numa extensão do programa.

Atos administrativos

Uma série de ordens de serviço será assinada a partir do dia 18 (quarta), incluindo a reforma da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (dia 18, às 10 h), do Pantanal, a construção das novas unidades da Creche Sol Nascente, no Saco Grande 2 (dia 26, às 15h), e da Creche Chico Mendes (dia 30, às 10h), no Monte Cristo.

Já a partir do dia 19 (quinta), vão começar a ser inauguradas obras. A primeira delas será a Creche Hassis (dia 19, às 15 horas), na Costeira, seguida do Núcleo de Educação Infantil do Campeche (dia 27, às 14 horas) e da Escola Desdobrada Marcolino José de Lima, na Barra do Sambaqui (dia 30, às 15 horas), que passaram por reforma.

No dia 25 (quarta), começam as entregas de unidades habitacionais no Monte Serrat (dia 25 às 9h30) e no Morro do Céu (dia 26, às 9h30), e de obras de pavimentação também no Monte Serrat (dia 25, às 9h30), na Santa Vitória (dia 26, às 9h30), no Morro do Horácio (dia 26, às 9h30), no Morro da Queimada (dia 27, às 9 horas), na Serrinha (dia 27, às 9 horas) e na Caieira do Saco dos Limões (dia 27, às 9h), entre outras benfeitorias.

No dia 30, a Secretaria de Saúde realizará ato para marcar a cobertura total de Saúde da Família conquistada pelo município – o “Floripa 100%”. Ainda nesta data, haverá o lançamento do Sistema de Vigilância Monitorada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

A programação do aniversário de Florianópolis se estende até o dia 31 de março. A grade completa dos eventos pode ser acessada no link abaixo:

> PROGRAMAÇÃO - FLORIANÓPOLIS 289 ANOS <

Fonte do texto: PMF

Autor: SEC - Eventos
Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados