Sustentabilidade

Conceito de Sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas à sustentabilidade:

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis.

- Criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos.

Benefícios:

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Sete Dicas para uma Vida mais Sustentável

Plante árvores: No quintal, em canteiros ou em vasos, as árvores têm o poder de "seqüestrar" carbono da atmosfera, evitando o acúmulo excessivo do gás e retardando os efeitos do aquecimento global.

Sacolas para fazer as compras: Levando sua própria embalagem - que pode ser uma mochila ou uma sacola de pano, você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido na sua casa.

Separe o lixo: Em casa, bastam duas lixeiras para você colaborar com o planeta. Numa delas, coloque o lixo orgânico (restos de comida) e na outra, os materiais que podem ser destinados à reciclagem: plásticos, papéis, metais e vidros. Assim, você evita a sobrecarga nos aterros sanitários e reduz o consumo de mais matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Prefira produtos naturais: Para a fabricação de produtos, as indústrias consomem grandes quantidades de energia e jogam toneladas de CO2 na atmosfera. Produtos naturais já vêm prontos "de fábrica", sem custos ambientais exorbitantes.

Economize água: A dica é fechar a torneira, ensaboar as peças e só então abrir para enxaguá-las. Assim, o consumo cai para 20 litros de água. Além disso, considere diminuir o tempo do banho e fechar a torneira do lavatório ao escovar os dentes. Metais e louças sanitários que economizam água também são boas opções. Instalar arejadores nas torneiras da cozinha e dos banheiros - um acessório bem baratinho - pode gerar uma economia de até 60%.

Reutilize a água: Se você mora em casa, reaproveite a água da lavagem das roupas para limpar a garagem, a varanda e o quintal. Você também pode armazenar a água da chuva que escorre pelas calhas para usar na limpeza das áreas externas.

Utilização do carro: Os combustíveis fósseis são um dos principais vilões do aquecimento global. Por isso, usar menos o carro é um excelente hábito ecológico que você adquirir. Uma dica para isso é caminhar pelo bairro e aproveitar os serviços disponíveis pertinho da sua casa.

Mapa Turístico Sustentável Bela Floripa

O Mapa impresso contém as principais informações turísticas de Florianópolis. O Mapa Turístico Sustentável Bela Floripa se diferencia pela SUSTENTABILIDADE, algo pioneiro neste setor em Santa Catarina.

As pessoas passam a optar por empresas e/ou produtos que não afetam o meio ambiente e pensando nisso, o mapa é produzido 100% em papel reciclado e tem as suas emissões de GEE neutralizadas através de uma parceria firmada junto ao Programa CarbonOK.

São duas edições anuais, com tiragem de 28.000 (vinte e oito mil) mapas por edição, distribuídos entre os anunciantes, aeroporto, rodoviária, portais turísticos, hotéis, pousadas, estabelecimentos comerciais selecionados, Floripa by Bus, instalada no Shopping Iguatemi e através de Biltz de Verão em pontos turísticos de Florianópolis.

As informações turísticas são editadas em português e inglês.

Para a neutralização das emissões são plantadas árvores nativas no Parque Ecológico do Córrego Grande, município de Florianópolis, o local está sinalizado no mapa.

São quantificadas as toneladas de carbono equivalente emitido, através de consumo de combustível, energia, utilização de materiais, entre outros para a produção e distribuição do mapa.

O mapa recebe a Certificação do Programa CarbonOK - www.carbonok.com.br pela neutralização do impresso, sendo o primeiro mapa de SC a receber este Certificado.

Mais do que parecer Sustentável, a produção do mapa preocupou-se em SER efetivamente Sustentável e o Programa CarbonOK é parceiro deste projeto.

Hippo Supermecados - Super Consciência

O Hippo Supermercados foi o primeiro supermercado catarinense a implantar um programa de reaproveitamento total de resíduos orgânicos, recicláveis e gordura saturada. Além de cuidar do ambiente, o lixo também ajuda na inclusão social. O lixo orgânico é separado e encaminhado à Associação Orgânica de Florianópolis, numa parceria com a UFSC, onde é transformado em composto orgânico. A substância é doada a creches e associações que ensinam à comunidade como montar uma horta própria. O material reciclável é recolhido por um representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Florianópolis, cuja renda é revertida aos seus integrantes, geralmente moradores de áreas carentes do município. A gordura saturada – restos de frituras do restaurante, confeitaria e padaria – é embalada e recolhida pela Fazenda Esperança, uma organização que trabalha a reabilitação de jovens viciados em tóxicos. O produto é utilizado na elaboração de sabão, gerando ocupação e renda. Esta atitude rendeu ao Hippo Supermercdo o Prêmio Expressão de Ecologia 2004 na categoria Controle da Poluição – Gestão de Resíduos Sólidos no Setor de Comércio e Serviços, com o case "Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos do HIPPO Supermercados".

Programa Reóleo da ACIF

A ACIF - Comercial e Industrial de Florianópolis desenvolve há dez anos, o Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha, que em 2006 foi registrado como REÓLEO®.

Através deste texto de apresentação do projeto, convidamos o seu estabelecimento a conhecer melhor e participar do nosso programa.

O REÓLEO® surgiu em 1998 na Lagoa da Conceição, devido à necessidade de alguns estabelecimentos darem um destino adequado aos resíduos de gordura e óleo gerados em sua culinária e que, não tinham ou não sabiam o melhor destino a ser dado para este resíduo.

A ACIF idealizou a REÓLEO® através de parcerias, nossos principais parceiros atualmente são:

- Ambiental Santos - www.ambientalsantos.com.br, empresa paranaense que coleta e recicla o óleo,

- Comcap - www.comcap.org.br que cede espaço no CTRes – Itacorubi para armazenamento do óleo recolhido até a coleta pela Ambiental Santos;

- Vigilância Sanitária, que orienta durante a emissão do alvará sanitário, sobre a participação no REÓLEO®.

- A Abrasel/SC - www.abraselsc.com.br, formou parceria para juntar o REÓLEO® com o Papa Óleo.

- O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis - www.sindicatohrbs-fpolis.org.br, apóia o programa REÓLEO®.

- A Floram - www.floram.com.br, apoio total ao projeto REÓLEO®.

- Postos Galo -www.postogalo.com.br, com ponto de entrega voluntária- PEV’S;

- Rede de Postos Raio -www.rederaio.com.br com ponto para entrega voluntária – PEV’s.

Participando do REÓLEO®, o seu estabelecimento estará:

- Contribuindo para a preservação dos recursos hídricos;

- Reduzindo a quantidade de gordura na rede coletora de esgoto e nas estações de tratamento, através da coleta do óleo usado que foi gerado nos estabelecimentos comerciais;

- Contribuindo para educação ambiental nas escolas e na comunidade;

- Além de evitar multas pelo atendimento das leis:

“Preserve o Meio Ambiente, entre nessa você também”.

Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados