Esportes

Arvorismo

Localiza-se em Florianópolis o maior percurso do sul do Brasil, sendo 29 atividades acrobáticas suspensas a 10 metros de altura. O participante terá como desafios: pontes, cabos aéreos, redes, tambores e tirolesas de até 100 metros de comprimento. Informa-se sobre percursos na Ekoeté.

Ciclismo e Caminhadas

Há vários parques por toda a Ilha e Continente. O local mais freqüentado para a prática destes esportes é a Avenida Beira Mar Norte com seu longo e seguro calçadão e ciclovia.

Mergulho

Os melhores pontos para mergulho no Parque Nacional Marinho da Ilha do Arvoredo (norte da Ilha), com naufrágios e rica vida marinha. Há atividades para mergulhadores experientes e também para quem nunca mergulhou. A viagem de barco dura cerca de uma hora. Já o mergulho livre é praticado nas águas calmas e transparentes da Ilha do Campeche, a meia hora de barco da praia da Armação. Há várias outras opções para mergulho na região, e para isso, faça contato com empresas especializadas em mergulho na Ilha.

Mountain Bike

Contato total com a natureza. Florianópolis tem mais de 20 trilhas para a prática do ciclismo, sendo uma das mais belas a Trilha Florestinha. A Florestinha é uma trilha de montanha que proporciona uma maravilhosa vista da Lagoa da Conceição. A Ilha de Santa Catarina - um pedacinho de paraíso com 100 belas praias e lagoas emolduradas pelo verde da Mata Atlântica - possui uma geografia privilegiada. O relevo acidentado da ilha, a variedade de trilhas disponíveis e a beleza dos cenários transformam a aventura movida a pedais num espetáculo raro. E o que é mais importante: acessível a praticamente qualquer pessoa. Basta possuir um razoável preparo físico, uma boa bicicleta e gostar de natureza e fortes emoções.

Parapente

Da rampa do Morro da praia Mole e do Morro da Lagoa da Conceição (Mirante da Lagoa), partem os vôos duplos de parapente, que permitem ao turista mais aventureiro ter uma vista aérea fantástica da Ilha. Existem várias empresas especializadas neste esporte em toda a Grande Florianópolis, inclusive em vôo duplo.

Pesca

Por ser uma Ilha, Floripa é rodeada de bons lugares para a prática da pesca. Com praias mais desertas e em costões são os lugares mais indicados. Florianópolis tem bairros inteiros que se desenvolveram em função da pesca. Um passeio interessante é visitar a Barra da Lagoa, e no Canal da Barra, e ver a chegada dos barcos, no final da tarde, carregados de peixe. Há também várias empresas especializadas em pesca marítima na Ilha.

Rafting

Aqui a dica é a Lagoa do Peri, no Sul da Ilha. O Parque da Lagoa do Peri possui um dos últimos remanescentes primários de Mata Atlântica de Florianópolis e sua bacia hidrográfica constitui o principal manancial de água potável, sendo ainda, a maior lagoa de água doce do litoral Catarinense. Porém Santo Amaro da Imperatriz é o melhor e mais próximo local da capital para a prática do rafting. Distante apenas 30 km de Florianópolis, a região é cortada pelo Rio Cubatão do Sul, onde o rafting começou a ser praticado em 1999. Este rio limita o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ao norte e apresenta 20 km de percurso para navegação em corredeiras. Com a prática do rafting as pessoas passaram a valorizar e preservar o Rio Cubatão, que abastece aproximadamente um milhão de pessoas da Grande Florianópolis. Faça contato com empresas especializadas na região, e boa aventura!

Sandboard

O surfe nas areias. Dunas imensas possibilitam a prática deste esporte. As pranchas de sandboard podem ser alugadas no próprio local, onde os proprietários também dão algumas dicas para os iniciantes. As melhores opções são as dunas da praia da Joaquina e Ingleses.

Surfe

Surfistas correm em direção ao mar para aproveitar as ondas em Floripa. O surfe é um dos esportes mais praticados na Ilha, por ser uma cidade litorânea e, ainda por cima, ter sido uma das sedes do WCT (World Championship Tour), principal campeonato da modalidade. Desde que a Joaquina foi palco da competição, as ondas da cidade ficaram nacional e internacionalmente famosas. Não à toa, tantos surfistas amadores visitam Florianópolis durante o ano todo para conhecer o mar das praias da Ilha. Além da Joaquina, a praia Mole, Campeche e Brava são igualmente conhecidas pelas boas ondulações que entram em Santa Catarina. Para principiantes, uma boa opção é a praia da Barra da Lagoa. Há várias escolinhas e instrutores na Ilha para os que querem se aventurar neste esporte fascinante.

Trekking

Costões e mata nativa emolduram praias desertas. Belas trilhas contornam a Ilha e levam a mirantes que descortinam ângulos únicos das praias. A Ilha é rica em trilhas e caminhada com diferentes níveis de dificuldades, e acessíveis para todas as idades. Existem cerca de 12 trilhas e 19 caminhos catalogados e demarcados. Maiores informações poderão ser obtidas através da categoria “Trilhas” deste site ou por guias especializados.

Windsurfe e Kitesurfe

As águas calmas e ótimos ventos da Lagoa da Conceição são as preferidas dos adeptos destes esportes. Faça contato com empresas especializadas para aulas ou para locação de equipamentos.

Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados