Belezas Naturais

Ilha do Campeche

Ao leste da Ilha de Santa Catarina, banhada pelo Oceano Atlântico, na praia do Campeche, pode-se avistar a ilha do Campeche. Faz parte do território do município de Florianópolis. A ilha tem cerca de 381m². Na direção norte-sul tem cerca de 1500m e na leste-oeste 500m.

Na costa oeste da ilha há uma linda praia de areias finas e brancas. Existem marcas de ocupação bem antiga da ilha. Com mais de 100 petróglifos distribuídos em 10 sítios arqueológicos, nove estações líticas, monumentos rochosos e sambaquis, a Ilha do Campeche foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan como Patrimônio Histórico e Ecológico da Nação.

Desde fevereiro de 1940, a Ilha está sob os cuidados da Associação Couto de Magalhães, uma entidade que atualmente trabalha pela preservação do lugar.

É expressamente proibido fazer trilhas sem os guias. Também é proibido acampar, fazer fogueiras e levar ou pegar animais e plantas.

Para que a preservação seja efetiva, são permitidos no máximo 400 visitantes por dia.

Como chegar até a ilha: o ponto de saída dos barcos para a Ilha do Campeche é a partir da praia da Armação, o passeio dura aproximadamente meia hora. Também há embarcações que saem da praia do Campeche, em frente à ilha.

Dunas da Ilha

As dunas são, sem dúvida, umas das maiores atrações naturais de Floripa, e são áreas de preservação permanente. É praticamente impossível alguém visitar a Ilha e não ficar encantado com suas areias claras que protegem o avanço das águas do mar. A famosa e badalada praia da Joaquina, é separa da praia da Lagoa da Conceição através desta maravilha. Nela, aliás, nasceu o Sandboard, também conhecido como "surf de areia", quem quiser sentir a emoção de descer as dunas em uma prancha pode alugá-la no local. Na Ilha também existem outras dunas bastante procuradas por turistas. A menor fica entre as praias dos Ingleses e Santinho. A praia dos Ingleses possui ainda outra formação de dunas um pouco maior que a primeira, é usada como trilha para ir até a semideserta praia do Moçambique. Nas praias do Campeche, Armação e Pântano do Sul também existem estas pequenas, que completam o belo visual destas praias.

Uma dica sempre muito importante é levar filtro solar, óculos escuros, chapéu ou boné e muita água.

Lagoa do Peri

O Parque Municipal da Lagoa do Peri, localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina, próxima à praia da Armação, a Lagoa do Peri não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a Ilha de Santa Catarina. É a maior lagoa de água doce da costa catarinense, com 23 km quadrados de matas, trilhas e cachoeiras. Possui boa infraestrutura, tranqüilidade e ambiente familiar para passar o dia neste patrimônio natural.

A área em volta da lagoa foi transformada em 1981 em Parque da Lagoa do Peri, estando, desde então, sob jurisdição da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), e é preservada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828.

Com boa estrutura para quem procura tranqüilidade, o local possui trilhas, banheiros, churrasqueiras, bar e lanchonete, estacionamento e o posto salva.

As crianças também têm boas opções de entretenimento. Além da água doce e tranqüila, ideal para banho, há um pequeno parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos, onde elas podem brincar e se divertir à vontade.

Para quem gosta de aventura, há três trilhas que rodeiam a lagoa: o Caminho do Saquinho, Caminho da Restinga e o Caminho da Guarita.

Uma dica sempre muito importante é levar filtro solar, repelente contra insetos, chapéu ou boné e muita água.

Parque Ecológico do Córrego Grande

O Parque é uma unidade de conservação localizada no município de Florianópolis. Com área de 21,3 hectares, está localizado em área urbana, na região centro-oeste da Ilha. Apresenta relevo plano, cortado por cursos d'água, sendo muito utilizado para realização de atividades de recreação, lazer, educação ambiental, pesquisa e cultura voltadas à área ambiental.

A grande atração do lugar é a trilha interpretativa. Ladeada por mata nativa, conta com placas de sinalização e de identificação de cerca de cem espécies de árvores. Além disso, o parque dispõe de uma trilha adaptada para portadores de necessidades especiais. Depois de conhecer as trilhas, uma boa alternativa é um descanso à beira de um dos dois lagos.

O parque tem uma variada fauna composta por animais como: patos, coelhos e galinha, um grande número de pássaros que ali encontram abrigo (biguás, garças, papagaios, tucanos, gralhas), pequenos mamíferos como sagüis e gambás, e répteis como jabuti, cágados e jacarés-de-papo-amarelo.

Onde Fica: Rua João Pio Duarte Silve, 535 - Córrego Grande - Aberto das 7 às 18h - Fone: (48) 3338-0021

Costa da Lagoa

Privilegiada pela natureza, a Costa é considerada um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras que ainda vivem como seus antepassados. Isso acontece principalmente pelo seu difícil acesso. A Costa da Lagoa teve toda sua região tombada pelo município como Área de Preservação Cultural.

O centrinho da Costa da Lagoa é a principal atração, com diversos restaurantes caseiros à beira da Lagoa. Com pratos a base de frutos do mar, a maioria dos estabelecimentos tem ambiente bem simples, mas com produtos sempre fresquinhos e com um atendimento bem familiar. Outra atração da Costa da Lagoa é a cachoeira, que fica próximo da vila. A água gelada refresca os visitantes em dias mais quentes. Mas não se espante se, em época de pouca chuva, ela estiver com pouco volume de água.

Como chegar: No trapiche da Lagoa da Conceição, junto à pequena ponte da Avenida das Rendeiras, o legal é pegar um barco da Cooperbarco. Só o deslocamento já vale o passeio e de ponto em ponto, o trajeto inteiro leva cerca de 40 minutos.

Outra opção é pegar uma embarcação da Coopercosta, no trapiche existente dentro do Parque Ecológico do Rio Vermelho. O acesso a este trapiche é feito por uma estradinha de terra transversal à estrada principal do Rio Vermelho. São apenas 10 minutos de passeio, desta vez atravessando a Lagoa.

Clima
Ondas

Bela Floripa © 2013 - Todos os direitos reservados